4 de setembro de 2009

The Yes Men

Imagine se um representante da empresa de Sergio Naia admitisse públicamente a culpa pelo desabamento do Palace II e dissesse que iriam pagar indenização imediata para todos aqueles prejudicados pelo desastre? Bom demais pra ser verdade né?

Pois nos EUA existe um grupo que procura fazer o que os culpados por desastres como esse não fazem: admitir a culpa.

Os Yes Men são uma organização de mais ou menos 300 ativistas que protestam contra grandes corporações se passando por executivos das mesmas.

A prática, chamada por eles de "Identity Correction" (correção de identidade) tem a seguinte definição: se passar por criminosos de grande porte para humilhá-los publicamente. Seus alvos são os líderes e corporações que colocam o lucro acima de tudo.

Seus "protestos" se baseiam na ironia e sátira: imitando executivos de empresas ou do governo, eles fazem declarações chocantes que acreditam ser as verdadeiras intenções da corporação em questão.

Numa conferência da Wharton Business School um deles, se passando por um representante da OMC, apresentou o projeto da organização mundial para re-instalar a escravidão em partes da Africa muito pobres como sendo a solução para reerguer esses países

Outra ação clássica foi quando um deles se passou por um executivo da empresa Dow Chemicals, responsável por um desastre nuclear na India, e foi até a CNN dizer que após 20 anos a empresa estava finalmente reconhecendo sua culpa e ia pagar indenizações para todas as vítimas.

Segundo eles, como essas corporações não têm rosto,  fica muito fácil enganar as pessoas e se passar por um deles. Além da humilhação pública, os alvos muitas vezes sofrem consequências reais, como a queda de suas ações.

Aqui você ve a lista das "pegadinhas" e sente a cara de pau dos caras.

O video abaixo é o trailer do documentario "Yes Men Fix the World" (estréia nos EUA dia 07/10. não sei se sai por aqui...)


O site do filme tb é bem legal

Quem sabe alguem lê isso e não se anima de começar algo parecido por aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário