18 de setembro de 2009

faxina praiana




Uma das coisas que eu mais odeio é ir à praia no Rio e ver aquele monte de lixo largado na areia. E nesse ponto a cidade não é partida - todo mundo suja! Canso de ver grupinhos no Leblon e em Ipanema, com seus óculos Ray-Ban, biquínis da Lenny e bermudas da Osklen, largando garrafas, canudos, copos e outras porcarias pela areia sem a menor preocupação. Ah, relaxa...o gari serve pra isso, certo? Errado!

Pra quem também está cansado disso e quer tomar uma atitude, nesse sábado, 19 de Setembro (das 10 às 13:00h), rola o Clean Up The World 2009 - evento mundial de limpeza das praias. São mais de 125 países mobilizando 35 milhões de voluntários em todo o globo simultaneamente.

O tema do evento desse ano é "Communities United Against the Global Warming // Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global"

A coordenação do evento no Brasil é feita pelo Instituto Ecológico Aqualung (IEA). Serão distribuídas mais de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas - onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas. O trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.

Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.
Além do Rio de Janeiro, as cidades de Cubatão, Florianópolis, Recife, Brasília, Cabo Frio e Belo Horizonte também participam do evento.

A meta do Clean Up 2009 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, e conscientizar a população a respeito dos crimes ambientais.

E ai, Partiu? Da pra fazer uma boa ação e ainda pegar uma praia (limpa) depois ;)

Os pontos de encontro no Rio são:
Praia de Copacabana:
A) Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupo da Ipiranga);
B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupo Greenpeace e Grupo da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura RJ);
C) Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio;
D) Rua Duvivier - Grupo Hotel Porto Bay;
E) Rua Santa Clara - Em frente ao JW Marriott Hotel RJ (Grupo JW Marriott RJ, Coordenadores Limpeza Na Praia - IEA, Defensores da Terra, Escoteiros do Brasil, Comitê ECHO, Voluntários Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura RJ).
Praia de Ipanema: Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila (Grupo da UFRJ Surfe, Greenpeace, pessoal da Aqualung, Grupo da Juventude, OI FM).
Praia do Leblon: Concentração no posto 12, com atletas e banhistas, e o Grupo da PUC-Rio.
Praia de São Conrado: Em frente ao Pouso de Asa Delta coletando em direção ao Hotel Intercontinental, com pilotos de asa delta, parapentes e surfistas - Grupo Hotel Intercontinental Rio.
Praia da Barra da Tijuca: Quebra-mar caminhando até ao Quiosque do Pepê - Grupo da Fiocruz, ONG Lagoa Viva, Academia Viktor Gym.
Praia do Recreio: Encontro no Posto 12, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio.
Praia de Grumari: Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG.
Sepetiba: Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão.
Ilha do Paquetá: Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
Ilha do Governador: Na Praia da Bica.
Itacoatiara / Niterói: No Costão.

mais infos aqui

2 comentários:

  1. Adorei Rafa!!
    Mandarei mais um daqueles e-mails que ninguém responde, mas um dia quem sabe....uma dia...

    ResponderExcluir
  2. Gostei. vou mandar esta dica para meus amigos no facebook.

    ResponderExcluir