22 de março de 2010

water world

"There is enough water for humand need, but not for human greed".

A frase de Ghandi, presente no excelente documentário Tapped, resume bem a situação da água no mundo. O filme aborda a questão da água em garrafa e como essa indústria, além de obter lucro em cima de um bem público, é responsável por grande parte da poluição dos rios e oceanos (olha a sopa plástica aí de novo!).



Depois de assistir ao filme reforcei ainda mais a minha política de evitar ao máximo consumir água em garrafas plásticas (faço um esforço enorme pra lembrar de carregar minha garrafinha de alumínio pra cima e pra baixo). Quem quiser botar a idéia em prática pode aderir à campanha Get Off the Bottle.
 

No dia mundial da água, o planeta volta as atenções para um dos temas mais importantes e alarmantes da atualidade. Chamada de "petróleo do século 21", a água está se tornando um bem cada vez mais raro e valioso.

Segundo a UNEP (sigla em inglês para o Programa Ambiental das Nações Unidas) a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças anualmente. Essa e outras estatísticas assustadoras fazem parte do relatório "Sick Water". Mais infos aqui


O aumento populacional desordenado, a crescente urbanização, a proliferação de lixo e as mudanças climáticas são alguns dos fatores que estão contribuindo para esse cenário sombrio. Enquanto isso, muitos se recusam a repensar seus hábitos abusivos e parecem incapazes de entender que sobrevivência da raça humana depende da saúde do planeta, e não o contrário.


Aproveitando o tema e a data, que tal fazer a sua parte revendo alguns hábitos do dia a dia? A WWF Brasil criou um livro digital muito interessante com informações importantes sobre a água no país, além de dicas de ações individuais que fazem toda a diferença. Quem precisar de ajuda para navegar na versão online ou quiser baixar o PDF, é só clicar aqui.

Pra finalizar, a National Geographic lançou uma edição especial sobre o tema. Da pra fazer o download grátis aqui (só até dia 02 de Abril)

Nenhum comentário:

Postar um comentário