9 de março de 2010

nós vamos invadir sua praia!

Imagine a cena: você em uma praia deserta, deitado na areia, sentindo a brisa e ouvindo o barulho do mar. De repente, uma manada de esqueléticas criaturas gigantes se aproxima. Nem filme de terror nem ficção científica - esse é o futuro imaginado por Theo Jansen.


Desde 1990 o artista holândes vem se dedicando à criação dos Strandbeest: novas formas de vida feitas de tubos de plástico, que se alimentam de vento e se movimentam sozinhas. By far uma das coisas mais loucas e interessantes que eu já vi!




A estrutura dos Strandbeest é composta basicamente pelos corpos, pernas e nariz, mas alguns ainda contam com um estômago de garrafas PET para armazenar o ar, e asas. Apenas com isso eles conseguem calcular a a área onde podem caminhar, mantendo uma distância segura da água e das dunas de areia fofa, e também como se manterem seguros durante uma tempestade.




O projeto, além de completamente doido e genial, é bem complexo, então nada melhor do que ouvir uma explicação do próprio Jansen sobre o funcionamento dessas criaturas.



O sonho de Ted é, em um futuro próximo, poder soltar as criaturas na praia para que elas vivam sozinhas. Eu já morri de rir assistindo aos videos - imagina que maximo encontrar com um bicho desses ao vivo?!


Quem estiver na Holanda e quiser fazer uma visita ao Windlab vai poder conferir o cemitério pra onde ele manda as espécies já extintas e, quem sabe, ter a sorte de acompanhar um passeio dos bichinhos. Enquanto não rola, uma boa é acompanhar o artista pela webcam.

Um comentário:

  1. eu já vi essas criaturas num documentário, ou no youtube, mas já vi. e achei o máximo a engenharia da "coisa". que bom vc relembrar isso na minha cabeça. só vc mesmo, rafa. adorei!

    ResponderExcluir