13 de julho de 2010

"big bang big boom" - big post!

Há tempos penso em fazer um post sobre o Blu. Até postei um de seus videos (o fantástico "Combo") ano passado, mas sempre empurrava um post mais completo com a barriga...até hoje.

Big Bang Big Boom é o nome do novo (e genial) video do artista italiano. Descrito pelo próprio como "uma versão curta e não-científica da evolução e suas consequências", a animação comprova, mais uma vez, sua impressionante capacidade de integrar as pinturas a qualquer cenário, permitindo que suas criaturas transitem pelos mais diversos suportes com uma fluidez de tirar o chapéu (fora o som, que é um show à parte).

Dica do Moura
Achei esse, disparado, seu melhor video até hoje. Pra quem não seus trabalhos anteriores, uma mini-degustação:

Figurinha bem conhecida na cena de street art (na ativa desde 1999), Blu atualmente vive em Bologna, mas seus personagens continuam habitando muros e paredes mundo afora. Sua marca registrada é a preferência por gigantescas figuras humanas (mts vezes distorcidas ou transmutadas), somada, claro, a uma boa dose de crítica social/ambiental. Aliás, muito interessante ver a evolução do seu traço ao longo dos anos até chegar ha estética característica e inconfundível das fotos abaixo.





Hombre Banano - Managua, Nicaragua, 2005

Corcovado - São Paulo  2007


Palestina, 2007 (muro que separa Israel da Faixa de Gaza)

 Londres, 2008 (faixada da Tate Modern durante uma expo de street art)

Detalhe "Tate Open Head"

Milão, 2008

Dinamarca, 2008

Praga, 2008

Belgrado, 2009

Blu é uma figura bem reservada mas, apesar de suas aparições públicas serem bem raras, ele topou participar do documentário Megunica. O cineasta (e fã) Lorenzo Fonda acompanhou o artista em uma viagem sem roteiro pelo Mexico, Nicaragua, Guatemala, Costa Rica and Argentina. O resultado? "Um filme sobre inspiração, transpiração e improvisação".



Mais infos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário