27 de abril de 2010

grafite 2.0

Já ouviu falar em grafite interativo? Pois é exatamente essa a proposta do Send A Message - projeto desenvolvido por um grupo de artistas palestinos ligados ao Palestinian Peace and Freedom Youth Forum e apoiado por ONGs como a Oxfam.

O objetivo é transformar o polêmico muro que separa Israel da Cisjordânia, em um meio de comunicação. A idéia deles é que o muro, criado para dividir as pessoas, possa agora uni-las. Segundo os artistas, é uma maneira leve e criativa de chamar a atenção do planeta para a existência e dificuldades dos habitantes de um local que já foi chamado de "maior prisão a céu aberto do mundo".



A mecânica é simples: a mensagem a ser pintada é enviada aos artistas pelo site. Depois do trabalho pronto, o autor (e mais alguém da sua escolha) recebe um email com 3 fotos do resultado.  Os fundos angariados com as mensagens (cada uma custa 30 euros e pode ser paga via PayPal)  vão para projetos sociais e culturais na Faixa de Gaza.


O muro, condenado oficialmente pelo Tribunal Penal Internacional, já foi alvo de ninguém menos que Banksy.    O célebre artista britânico deixou bem clara a sua posição sobre o muro (são dele as aspas do início do texto) e chamou a faixa de gaza de "colônia de férias para grafiteiros".


Durante sua passagem pelo local, em 2005, o artista criou 9 imagens, todas com o estilo provocador e sarcástico que define sua obra. O trabalho rendeu momentos tensos - os guardas israelenses atiraram para o alto e apontaram suas armas para ele algumas vezes.


Em um dos relatos mais interessantes sobre o seu trabalho no local, ele conta que um senhor palestino se aproximou e disse que suas pinturas faziam o muro ficar bonito. Ele agradeceu e o senhor retrucou: "Nós não queremos que ele fique bonito, nós odiamos esse muro. Vá embora!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário