23 de abril de 2010

eduarda lima

Delugional Games é mais um exemplo de como é possível falar de problemas ambientais de maneira criativa e leve sem perder o impacto. Apresentado como projeto de conclusão de mestrado na London College of Communication (!!!), o curta de Eduarda Lima é resultado de uma pesquisa sobre estratégias de comunicação para assuntos globais complexos e sérios.



O objetivo da diretora era encontrar uma maneira de selecionar e comunicar dados científicos, que podem parecer abstratos e duros para o grande público, sem causar alienação ou espanto. O 'tom' certo para o filme deveria alertar sem causar uma sensação de impotência e estagnação nos espectadores.

O curta consegue fugir do lugar comum das táticas de choque (que, segundo Eduarda, são ineficazes por gerarem apatia) através da combinação de colagens, imagens inusitadas e metaforas bem humoradas. Assim, acredita a diretora, o filme impulsiona um processo de compreensão e curiosidade mais propenso a desencadear mudanças comportamentais e atitudes positivas do que aceitação passiva.

Por razões obvias, esse é meu favorito, mas fiquei encantada com todos os trabalhos dela - fotografia e trilhas ótimas! (além dos filmes, vale mt apena check out a sessão das polaroids)

On Triangles



The Calm Before


O curta acima foi todo feito para o festival Straight 8. A premissa dos filmes do festival é que sejam rodados em apenas 1 cartucho de Super 8 sem edição posterior - ou seja, cada take é definitivo!

Alias, aproveitando a deixa do post anterior, pra quem gosta, aqui da pra conferir o making of de The Calm Before, com o storyboard detalhadinho mostrando como eles fizeram pra encaixar o som com as imagens sem edição.

via @ftrc

Nenhum comentário:

Postar um comentário