5 de junho de 2010

bagunça ou arte? depende do ponto de vista...

"Anamorfose é um efeito de perspectiva utilizado nas artes visuais para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, o único a partir do qual o elemento recupera uma forma proporcionada e clara" (fonte: wikipedia

Entendeu? Bernard Pras também! Nascido na França em 1952, o artista se especializou em recriar obras clássicas a partir do acumulo de objetos, tendo a perspectiva como a sua principal aliada. 

A grande onda de Kanagawa - recriação da famosa xilogravura japonesa. Abaixo, a imagem original


No site dele da pra ver todos os trabalhos - vale muito a pena perder um tempo e analisar cada figura com atenção, descobrindo que os objetos usados para recriar cada obra não estão ali por acaso. Na sua versão da icônica tela de Munch o homenzinho ganha mais um motivo pra gritar - repara só no revólver apontado pra mascara do assassino do Pânico ;) 

















Além das imagens famosas, Pras também faz uma série de retratos de figuras pop conhecidas. Até a nossa Mônica entrou na brincadeira (olha as Havaianas aí geeente!)



No video abaixo, Bernard explica de onde tirou a idéia de usar objetos de plástico no lugar de pinceladas de tinta. Impressionante ver o espaço que cada obra ocupa e como objetos aparentemente largados a esmo vão formando as imagens na medida em que a câmera se aproxima de um ponto exato.


tirei daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário