9 de novembro de 2009

arte explosiva

A artista Rosemarie Fiore faz pinturas lindas usando um material nada comum: fogos de artifício! A série "Firework Drawings" traz trabalhos ultra colorido no melhor estilo "ficção científica psicodélica"


A técnica foi sendo aperfeiçoada aos poucos e requer muito cuidado, alguns testes e um pouco de sorte. No quintal de sua casa, no Brooklyn, ela estende algumas folhas do papel Fabriano (bem grosso) e detona vários tipos de fogos por cima. O pó colorido vai manchando o papel e os resquícios das explosões vão criando formas. Quando tudo fica calmo novamente e ela vê que não ha mais atividade nenhuma rolando ali ela leva o papel pra dentro e estuda os próximos passos.




Ela corta alguns circulos de tamanhos diferentes para cobrir áreas que não quer mais expor, coloca os fogos dentro de containers de diferentes tamanhos (jarros, baldes, vasos) para criar formas de fumaça, arrasta os fogos acesos com um cabo para que eles deixem rastros sobre o papel...vale tudo!



O processo é bem trabalhoso e os quadros demoram mais ou menos 6 semanas para ficarem prontos. A circumferencia de um circulo e a intensidade de suas cores dependem do tipo de explosivo, do conteiner (tamanho, tempo e força exercida sobre o mesmo) e também do clima. Sim, a temperatura tem uma influência direta no resultado do trabalho de Rosemarie. Os amarelos, por exemplo, são mais cítricos no verão e mais ocre no inverno; e os rosas são mais vibrantes no verão.





A artista diz que prefere trabalhar no inverno - e durante a noite, pra poder curtir o visual dos fogos ;)






via @BoingBoing

Nenhum comentário:

Postar um comentário