5 de setembro de 2010

James Mollison

Numa das primeiras idas ao Broadway Market, me deparei com dois livros completamente diferentes mas que me chamaram a atenção igualmente. A surpresa veio quando o sr fofo, dono da barraquinha, me mostrou que eram do mesmo fotógrafo!

Não conhecia o trabalho do fotógrafo James Mollison e fiquei encantada com os projetos abaixo, aparentemente diferentes, mas que na real tratam de um tema só: individualidade x coletividade.

O livro reúne imagens  de fãs de carteirinha  de determinados artistas e bandas,  captadas separadamente pelo fotógrafo na porta de seus respectivos shows e unidas no photoshop. A idéia aqui é mostrar como os  fãs buscam a identificação com seus ídolos através do estilo e, consequentemente, como acabam perdendo a individualidade, formando um grande coletivo. A graça fica por conta do jogo de adivinhação proposto pelo trabalho: o nome do artista/banda vem escrito em letras pequenas no canto inferior e a idéia é tentar descobrir a quem pertencem aqueles fãs baseando-se apenas nas roupas, corte de cabelo e outras dicas. É o coffee table book perfeito pra entreter convidados ligados em música - super divertido! Aí vai uma provinha (respostas nos comments ;) )







2) James & other Apes
Como AMO qualquer coisa relacionada a macacos, sou suspeita para falar objetivamente desse projeto. Then again, isso é um blog - ou seja, dane-se a objetividade! Esse trabalho lindíssimo reúne retratos de macacos (orangotangos, chimpanzés, gorilas e bonobos) resgatados em diversos países africanos. A idéia, segundo James, veio quando ele assistia a um programa num desses canais de natureza e notou o quanto as feições dos macacos e humanos são parecidas. O objetivo das fotos, não por acaso semelhantes às 3x4 de documentos de identidade, fazer saltar aos olhos os traços únicos de cada macaco fotografado, nos obrigando a enxerga-los como os indivíduos que são e não como apenas um bando de animais - para realçar isso, cada um tem o seu nome escrito na página oposta.. As marcas no rosto de alguns deles apontam para o passado de abusos e da ao trabalho um ar melancólico.  Emocionante! (Obs: ainda fico com os olhos cheios d'água ao folhear o livro...)


Bonnie. Vontade de abraçar muito!!





 


Um comentário:

  1. respostas: rod stewart, madonna e oasis. mole! no livro rolam outros mais difíceis...

    ResponderExcluir