22 de janeiro de 2010

It's evolution baby!

Alguém lembra do cheiro de Crayola? Acho que até hoje esse é um dos cheiros mais marcantes na minha memória olfativa.Quando criança, meu passatempo preferido era colorir. Eu esquecia do mundo e era capaz de ficar horas, dias, imersa nas páginas dos coloring books até que elas estivessem totalmente preenchidas de cor.

Lembro que eu cuidava daquelas caixinhas amarelas como um tesouro. Adorava organizar as divisórias de papelão por tons, aprender o nome das cores (maroon, perywinkle, fuchsia, raw sienna, mauve, lavender, mahogany)...e não emprestava meus crayons pra qualquer um não!

Foi buscando essas memórias de infância que um maluco, apaixonado por crayola assim como eu, teve a idéia de fazer esse color chart acompanhando a evolução da marca ao longo dos anos. É legal ver como as 8 cores da caixa original foram se multiplicando até chegar nas 120 de hoje (algumas foram sendo aposentadas ao longo dos anos)



Com a ajuda da lista de cores da Crayola na wikipedia ele montou o chart e percebeu que, tirando a febre fluor dos anos 80, o set de cores se manteve bem fiel às raizes. Calculou também que a taxa de crescimento é de 2.56% ao ano - ou seja - de 28 em 28 anos o numero de cores dobra. Se essa "Crayola’s Law" realmente estiver certa, no ano 2050 a caixa vai ter 330 cores!

Resta saber se em 2050 as crianças (e adultos) ainda vão usar crayons....

via @BoingBoing

Um comentário:

  1. adorei! e até senti o cheio da infância aqui no trabalho, às 12h06.

    ;)

    ResponderExcluir